Manteiga e Margarina? Evite esse mal!



Com certeza todo mundo ja colocou uma margarina no pão em um café da manhã, isso é normal para o brasileiro, pão com margarina ou manteiga com um café puro ou com leite. Mas e essas 2 ai, tal de margarina e manteiga, elas fazem bem? são feitas de que? pode comer tranquilo? Sabe ou não?

Surgiu aproximadamente em 1750 a.C. No começo tinha frabicação artesanal, mas depois passou a ser industrial, dando mais higiene à sua produção.
A margarina é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais e por ser um produto vegetal, não tem colesterol, e tem menos da metade da gordura saturada da manteiga.

Uma explicação rápida sobre as gorduras:
Trans: é a pior, produzida em laboratório, para conservar por mais tempo os alimentos, aumentando sua validade, aumenta o nivel de colesterol ruim e diminui o do colesterol bom, e aumenta as chances de problemas cardiacos, especialistas recomendam ingerir no maximo 2g dela por dia ou nada.
Saturada: é o tipo predominante na manteiga, é menos perigosa que a Trans, mas seu consumo aumenta o colesterol e as chances de doenças cardiacas. Só para você saber: quando se come algo com gordura saturada, o fígado processa essa substância e produz o temido colesterol.
Insaturadas: é a que faz menos mal, é a que tem na margarina, PORÉM, a margarina passa por um processo de hidrogenação, o que transforma a Insaturada em TRANS, que é justamente a que faz mais mal. Então se você optar pela margarina, escolha então aquelas que não possuem gordura trans.

Se busca uma boa alimentação evite alimentos com gorduras hidrogenadas, como as margarinas.
Mas ai Rodrigo, o que eu vou passar no pão?
Experimente requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, que possuem valor calórico reduzido, mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição. =)

Observação muito Importante!!!
* Não pense que só por que na embalagem tem escrito "sem gorduras trans" você não vai consumi-las. Os alimentos que não atingem o valor mínimo estabelecido - 0, 2 grama por 100 gramas - são considerados livres pela lei de rotulagem. Assim, um alimento pode ser considerado "zero trans" quando contiver quantidade menor ou igual a 0,2 grama desse nutriente numa porção, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
É por isso que o consumidor compra chips, cubos de caldo de carne, biscoitos, margarina ou sorvete "livre de gorduras trans" na frente da embalagem, mas pode encontrar na parte de trás a expressão: "gordura vegetal hidrogenada" - ou seja, a própria trans.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário dizendo o que achou do post ou do blog. Vai ser muito bem vindo seu comentário =).

Pesquisar no Blog

Pesquisa personalizada

Sigam-me

Clique ou não Clique?

Contador

Este blog possui atualmente:
comentários em posts!
Related Posts with Thumbnails